Raphael Bittencourt
Fotos: Marco Antonio Oliveira
Curvas ‘cegas’, falta de acostamento, buracos, quebra-molas sem pintura, semáforos apagados. Estes são alguns dos problemas encontrados na Avenida Abílio Augusto Távora (Estrada de Madureira), especialmente entre os bairros Jardim Alvorada e Jardim Laranjeiras.
A pista sentido Cabuçu está mais bem conservada. O trecho que corresponde ao bairro Valverde já foi alvo de diversas reportagens e apresenta melhoria significativa. Mas quem trafega pela avenida em direção a Nova Iguaçu ainda precisa estar atendo para não cair nos buracos espalhados pela estrada.
Outro problema é a falta de acostamentos adequados para carros que precisem parar por algum motivo e para que os ônibus possam recuar e pegar os passageiros. Em alguns trechos o recuo está tomado por terra, o que causa perigo de uma derrapagem. Além disso, em outros pontos há águaparada por conta das chuvas e não há escoamento.
“Pego ônibus todos os dias para ir ao centro trabalhar. Quando chove a água fica empoçada nos cantos e é preciso tomar cuidado para não levar um banho dos veículos. Já quando está sol, eles levantam a poeira e a terra vem nos olhos”, reclamou a doméstica Regina de Souza Freitas, 42 anos, moradora do bairro Jardim Laranjeiras.
Ao longo da estrada, há alguns semáforos que não funcionam e não há faixas de pedestres. Mesmo quando os sinais estão operando normalmente, não é difícil flagrar veículos ultrapassando o sinal vermelho. Aliás, não há placas que informem o limite de velocidade e muitos carros abusam da mesma, mas são surpreendidos por quebra-molas sem pintura, o que dificulta sua visualização, especialmente durante a noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário