A Volkswagen sofre com um problema crônico de imagem. Apesar de ter carros sofisticados em seu arsenal, como o Passat e o Touareg, a marca é geralmente associada a veículos populares. Diferentemente do Gol, o mais vendido do Brasil, a função de modelos como o Touareg não é alcançar grande volume de vendas. E não poderia ser, já que o utilitário tem preço que gira em torno dos R$ 250 mil. O objetivo da Volks com este modelo é agregar requinte à sua imagem e ensinar suas concessionárias a vender modelos mais sofisticados. Mesmo porque, vender não é mesmo o forte do Touareg. A média nacional de vendas do modelo atual pode-se contar nos dedos: 10 unidades.
A segunda geração do Touareg teve providenciais mudanças no visual. O novo modelo se destaca pela dianteira sintonizada com a mais recente identidade visual da marca. Lá estão os faróis levemente angulosos integrados à grade dianteira com barras horizontais – no caso do Touareg, são utilizados leds. No para-choque dianteiro, a entrada de ar é dividida em três seções com filetes cromados. Nas laterais, o SUV ganhou detalhes mais musculosos na carroceria e ficou mais imponente – efeito provocado em partes pelas volumosas caixas de rodas. Na traseira, as lanternas com elementos circulares saíram de cena para dar lugar a novas lentes “quadradinhas”.
Além do visual renovado, o Touareg traz outra satisfatória novidade no conjunto mecânico. O utilitário passa agora a ser equipado com a caixa de câmbio Tiptronic de oito marchas. De resto, o modelo segue disponível com os mesmos motores da antiga geração, ambos a gasolina. O grande destaque ainda é o poderoso V8 de 4.2 litros e 360 cv. A outra opção é o motor V6 de 3.6 litros e 280 cv.
A lista de equipamentos tecnológicos do Touareg é recheada. O utilitário da traz vários recursos interessantes, como o sistema Adaptive Cruise Control. Este trabalha em conjunto com o controle de cruzeiro e monitora a distância para o veículo à frente. O sistema acelera ou desacelera, conforme a necessidade, e pode até promover a parada total do veículo. Outro destaque é o sistema anti-rolagem. A partir da análise do ângulo de inclinação da carroceria e da velocidade de mudança na trajetória, o sistema aciona o ABS e o sistema de tração para devolver o controle ao motorista. Já o Side Scan monitora as laterais do veículo e adverte o motorista sobre a presença de veículos no ponto cego dos espelhos por meio de leds embutidos nos retrovisores externos.
O Touareg, ainda que renovado, tem uma missão dura pela frente. É que a fila de concorrentes deste segmento está “engarrafada” de prestigiados modelos de marcas “premium”. Estão lá Mercedes Classe M, BMW X5, Volvo XC90, Audi Q7 e Porsche Cayenne. Além da concorrência de peso, o Touareg ainda esbarra em outra questão delicada: o fato de os consumidores em geral terem dificuldade de enxergar a Volkswagen como uma marca com algum requinte. Nas concessionárias, o modelo é vendido em meio a outros carros com preço e tecnologia menores, como o Gol. Mudar uma imagem de mercado cultivada durante décadas pode não ser tão fácil quanto, simplesmente, importar produtos requintados e caros.
Ficha técnica
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 4.163 cc, oito cilindros em V, duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de oito marchas com dupla embreagem, com opção de trocas sequenciais na manopla e através de borboletas atrás do volante. Tração integral nas quatro rodas com opção de reduzida e bloqueio do diferencial. Controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Potência: 360 cv a 6.800 rpm.
Torque: 45,4 kgfm a 3.500 rpm.
Diâmetro e curso: 84,5 mm 92,8 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.
Suspensão: Dianteira independente, com braço duplo transversal, molas helicoidais e amortecedores pneumáticos. Traseira independente, com braço duplo transversal, molas helicoidais e amortecedores pneumáticos. Controle eletrônico de altura.
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com sistemas ABS, EBD e assistente de frenagem.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,79 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,70 m de altura com suspensão normal, ou 1,78 m de altura com suspensão elevada e 2,89 m de distância entre-eixos.
Peso: 2.075 kg em ordem de marcha e 668 kg de carga útil.
Porta-malas: 555 litros.
Tanque: 100 litros.
Lançamento: 2010.
Produção: Bratislava, Eslováquia.
Instantâneas
# Enquanto o novo Touareg parte no Brasil de R$ 220 mil, na Argentina o mesmo modelo sai de US$ 77.500, o equivalente a R$ 127 mil.
# Esta segunda geração do Touareg esteve no Brasil para o Salão de São Paulo, em outubro de 2010.
# O Volkswagen Touareg adota a mais recente identidade visual da Volks, iniciada pelo cupê Scirocco em 2008.
# O Touareg foi o primeiro modelo híbrido da Volkswagen. Nesta versão um motor a gasolina 3.0 TSI de 333 cv funciona em conjunto com um motor elétrico de 47 cv e gera uma potência máxima combinada de 380 cv.
# No ano passado, o Touareg teve 149 unidades vendidas no Brasil, segundo dados da Fenabrave.
# Segundo a Volks, o modelo já vendeu mais de meio milhão de unidades desde seu lançamento, em 2002.
Volkswagen Touareg ponto a ponto
O Touareg, ainda que renovado, tem uma missão dura pela frente. É que a fila de concorrentes deste segmento está “engarrafada” de prestigiados modelos de marcas “premium”. Estão lá Mercedes Classe M, BMW X5, Volvo XC90, Audi Q7 e Porsche Cayenne. Além da concorrência de peso, o Touareg ainda esbarra em outra questão delicada: o fato de os consumidores em geral terem dificuldade de enxergar a Volkswagen como uma marca com algum requinte. Nas concessionárias, o modelo é vendido em meio a outros carros com preço e tecnologia menores, como o Gol. Mudar uma imagem de mercado cultivada durante décadas pode não ser tão fácil quanto, simplesmente, importar produtos requintados e caros.
Ficha técnica
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 4.163 cc, oito cilindros em V, duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de oito marchas com dupla embreagem, com opção de trocas sequenciais na manopla e através de borboletas atrás do volante. Tração integral nas quatro rodas com opção de reduzida e bloqueio do diferencial. Controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Potência: 360 cv a 6.800 rpm.
Torque: 45,4 kgfm a 3.500 rpm.
Diâmetro e curso: 84,5 mm 92,8 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.
Suspensão: Dianteira independente, com braço duplo transversal, molas helicoidais e amortecedores pneumáticos. Traseira independente, com braço duplo transversal, molas helicoidais e amortecedores pneumáticos. Controle eletrônico de altura.
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com sistemas ABS, EBD e assistente de frenagem.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,79 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,70 m de altura com suspensão normal, ou 1,78 m de altura com suspensão elevada e 2,89 m de distância entre-eixos.
Peso: 2.075 kg em ordem de marcha e 668 kg de carga útil.
Porta-malas: 555 litros.
Tanque: 100 litros.
Lançamento: 2010.
Produção: Bratislava, Eslováquia.
Instantâneas
# Enquanto o novo Touareg parte no Brasil de R$ 220 mil, na Argentina o mesmo modelo sai de US$ 77.500, o equivalente a R$ 127 mil.
# Esta segunda geração do Touareg esteve no Brasil para o Salão de São Paulo, em outubro de 2010.
# O Volkswagen Touareg adota a mais recente identidade visual da Volks, iniciada pelo cupê Scirocco em 2008.
# O Touareg foi o primeiro modelo híbrido da Volkswagen. Nesta versão um motor a gasolina 3.0 TSI de 333 cv funciona em conjunto com um motor elétrico de 47 cv e gera uma potência máxima combinada de 380 cv.
# No ano passado, o Touareg teve 149 unidades vendidas no Brasil, segundo dados da Fenabrave.
# Segundo a Volks, o modelo já vendeu mais de meio milhão de unidades desde seu lançamento, em 2002.
Volkswagen Touareg ponto a ponto
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